segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vasos


Diversos objetos podem virar vasos em 
um pátio, depende da criatividade. Já vi vasos feitos com pneus, garrafas diversas, embalagens plásticas, sacolinhas, sacos e até mesmo com privadas e pias... Aqui em casa, estou utilizando diversos materiais como vasos. Tenho alguns vasos de concreto, convencionais. Mas oque tenho amplamente utilizado como vaso, são os feito com bombonas plásticas de 20 litros de água mineral. 
Bombona de água mineral 20L.


Tais bombonas são descartadas após terem seus prazos de validade atingidos e podem ser convertidas em excelentes vasos facilmente. Certamente estas seriam recicladas (tomara!), mas de qualquer forma estão sendo reutilizadas sob a forma de vaso. Fiz uma parceria com um revendedor de água mineral e o cara me repassa as bombonas sem custo. Pelo tamanho e quantidade de composto que comportam, permitem que as plantas atinjam um bom porte, principalmente as hortaliças, como no meu caso. Os modelos que tenho feito, possuem diversos furos embaixo para facilitar a drenagem da água. 
Fundo da bombona-vaso amplamente furado.
Mas isso vai depender das espécies de plantas a serem utilizadas e o manejo a ser aplicado. Faço os furos com furadeira doméstica e broca de madeira. O trabalho é fácil e pode ser feito por uma pessoa sozinha.
Bombonas inteiras, furadeira, bombona-vaso pronta e o cusco verificando a função.
Após os furos, temos que cortar o gargalo e parte da bombona. Tenho feito isso com um serrote - para abrir o primeiro corte - e depois com um facão. Esse trabalho já é mais chatinho e perigoso e tem que ser feito por pessoas mais acostumadas com o manejo do facão, preferencialmente com duas pessoas: uma pra segurar a bombona e outra pra manejar o facão. Todo cuidado nessa hora. Bom, depois é só encher com o composto e ta feito o vaso. Claro, depois vem plantar/semear as espécies escolhidas. Escolher um local adequado e a regar frequentemente aliadas à observação das plantas vão permitir que sejam realizados os manejos adequados e garantir a colheita dos produtos desejados. 
Bombonas-vaso já com composto, tomate e orelha-de-coelho.

Boas Vindas!



Olá,

O objetivo deste blog é compartilhar experiências que realizo no pátio da casa onde moro. A ideia é aproveitar a área do pátio e transformar o local num ambiente agradável e rico em biodiversidade. Juntar plantas alimentícias, ornamentais, fitoativas, melíferas e outras dos mais diversos usos e finalidades para que se propaguem e, quem sabe, se espalhem pelo bairro... Também, que o pátio seja visitado por insetos diversos, aves e outros seres que tenham interesse em um ambiente agradável. Nada mais legal e saudável que produzir alimentos no pátio de casa e livres de agrotóxicos! Minhas atividades são ao máximo desenvolvidas sob a ótica de conservação de recursos naturais e reaproveitamento de materiais. Aprendo muito através de experiências e leituras sobre os Sistemas Agroflorestais e portanto me amparo em muito nos princípios que os norteiam. Acredito que não existe tamanho mínimo para se montar um sistema agroflorestal. Pode ser montado em grandes áreas, num pátio ou mesmo num vaso. Acho legal trocar experiências e talvez alguém possa ter alguma ideia bacana vendo o que eu faço no pátio... Ah, não pretendo me tornar refém deste blog, então não sei qual será a periodicidade que atualizarei aqui...